Falta de Cérebro da Sociedade

Voltei, humanos crentes, sim eu sei, eu demorei. Mas estamos aqui novamente.
O assunto de hoje é super interessante, é a falta de respeito que muitos cristãos tem com outras religiões, e não vai ser muito relacionado ao luteranismo em si, mas uma visão pessoal sobre o assunto.
Digníssimo pastor Anderson e os seus novos despachos
Essa semana eu recebi na minha timeline uma notícia de que candomblecistas vandalizaram banners e fizeram um despacho na frente da igreja dirigida pela pastora Flordelis, cantora cristã contemporânea e pentecostal, e seu marido pastor Anderson do Carmo.
A comoção se gerou no meio evangélico, opiniões iam desde: "A ver se estes parasitas destes órgãos ligados à intolerancia religiosa se mexem.", segundo um internauta, e um mais extremista fanático, que particularmente me faz rir: "O capeta tá ficando desesperado. Tá vendo que a hora dele tá chegando!!!Se Deus é por nós, quem será contra nós? Pode vir o inferno e seus seguidores que em Cristo nós já somos mais que vencedores!", outra internauta "cheia" de revelações divinas.
O fato é que isso foi um ato de intolerância religiosa, e, se não me engano, é proibido sujar espaços públicos, mas meu foco não é o jurídico, o que eu quero abordar aqui é aquela antiga lei que minha avó (Santa Noêmia, padroeira do pudim de pão) me ensinou desde criança:
Que mensagem linda!

Só quem não vive nesse Brasil não conhece a antiga inimizade entre os clãs das famílias cristãs e das família afro-brasileiras. Quando ocorre algum ato desses os cristãos correm pra dizer que é injustiça, dizer: "agora nós que somos os intolerantes!". Menos amigos, bem menos, todo mundo sabe que aqui no meio evangélico ninguém é santo.
É a mais pura verdade que descriminação e preconceito partiram do meio cristão. Me lembro muito bem que ouvi um pastor falar uma vez: "Ogum é o príncipe do inferno!", interessante o fato de que tudo que os cristão sabem do inferno está na bíblia e ela não diz que existem divindades africanas governando por lá, seque diz que vai ter ou tem governo. Aliás todo mundo ta cansado de saber que no inferno o povo só sofre, não tem esse de alguém mandar lá não, quem manda na coisa lá é Deus que envia os descrentes pra lá.
Seguindo esse pensamento a pastora e cantora Flordelis já deu uns foras se tratando desse assunto. Olhemos esse trecho da encantadora música "Divisa de Fogo" que foi um sucesso pentecostal e rolou até casamento ao som disso:
Teu marido bebe cachaça
O zé pilintra, Ele vai queimar
Se ele tem mulher na rua
A pomba gira Ele vai pisar
Se o teu lar é uma miséria, a mulambo Ele vai expulsar
Toda casta de demônios o varão hoje vai cortar.

Não tô lembrando de quando ensinei essas
paradas de preconceito.
Vemos claramente uma associação de divindades\entidades\espíritos das religiões de matriz africana à problemas sociais como alcoolismo, infidelidade e pobreza, e, ainda pior, dando a entender que são demônios. Vamos descobrir porque isso é um problema amiguinhos? Vamos!
Primeiro, temos que entender que a palavra "demônio" vem de origem grega e foi utilizada pelo cristianismo para designar espíritos ruins. Se tornou tão genérico aqui no ocidente cristão que, nas explicações ocidentais, todo e qualquer espírito que tenha tendencia maligna, ou que gosta de aprontar, de qualquer religião é chamado de demônio. Como exemplo os Youkai japoneses, que são descritos no ocidente como demônios, embora sua concepção seja diferente do nosso demônio clássico. Então podemos concluir que chamar algo de demônio quer dizer algo ruim, algo maligno, já da pra perceber que não é legal chamar a divindade do amiguinho de demônio não é?
Mas se isso não basta, vamos para a bíblia, Atos 19, uma das poucas passagens em que é relatado um choque cultural entre cristãos e religiões politeístas. No caso, em momento algum o apóstolo Paulo denigre a imagem da deusa Ártemis, ele apenas desacredita dela, não a reconhece como ser real, portanto se preocupa em falar apenas de Deus, isso tanto é verdade que os próprios devotos da deusa não encontraram motivo pra culpá-lo. Então aqui já aprendemos que podemos falar do nosso Deus sem ofender as divindades dos outros.
Quando tu acredita que outros
deuses são demônios
E o próprio Deus nos convida a ter uma posição sólida diante dos outros deuses, ele diz que são barro e madeira, tem olhos, mas não veem, tem ouvidos, mas não ouvem, tem boca, mas não falam, Ele diz que SOMENTE Ele é real, somente Ele existe, então porque você acredita nas divindades das outras religiões?
Em nenhuma passagem (que eu conheça, podem me corrigir se eu estiver errado) na bíblia diz que alguma divindade de outra religião é um demônio, mas dá a entender que demônios são seres da nossa religião, são anjos caídos, são seres que nos tentam contra Deus, mas não tem nomes, nunca vi um demônio falar um nome próprio, até quando Jesus perguntou ao homem possuído qual o nome dele, os espíritos responderam "legião", dando a entender a quantidade de espíritos que tomaram posse daquele homem, e o próprio texto fala isso.
Portanto, devido esse histórico de pensamento idiota de muitos cristãos, realmente tem razão quem diz que os cristãos são intolerantes, foi criado esse pensamento na cabeça das pessoas, e os crentes acham que isso é certo, ninguém nunca questiona isso. Barbaridade!
Mas você querido amigo de religião afro, não pense que está saindo ileso daqui não, embora as ações de cantora e de muitos cristãos sejam intolerantes e verdadeira falta de respeito, as ações de pessoas que vandalizam banners e fazem despacho na porta de igreja não são justificáveis, são intolerância do mesmo modo.
Então cabe outra lição da minha avó:

"NÃO IMPORTA QUEM COMEÇOU, MAS VAI PARAR AGORA!!!!!"








E cabe aqui uma nota muito importante, parabéns ao pastor Anderson do Carmo, pela posição que tomou de não querer manter o confronto. Palmas cristãs para ti.

Autor: Arthur Rocha, com citações de Santa Noêmia.
Imagens da internet.

Comentários

Postagens mais visitadas