Minha Primeira Quarta-Feira de Cinzas
Um texto rápido e reflexivo.Não tenho a intenção de explicar o que é a Quarta-Feira de Cinzas, nem a Quaresma, mas sim de falar do que vivi e senti hoje.
Evangélicos, no geral, ignoram a Quaresma e tudo o que se relaciona a ela, pelo simples fato de ser mais difícil de entender seu significado evangélico. Eu mesmo, enquanto conhecia o ano litúrgico, antes de ser luterano, deixei a Quaresma por último, sequer me preocupei em tentar entender, pois no meu imaginário a Quaresma era cheia de superstições e ideias de misticismo. Quão maravilhado fiquei quando descobri o real significado.
A Quaresma é importante para mim, pois foi logo no começo desse tempo que fiz minha profissão de fé na Igreja Luterana, e, um domingo antes, fui a minha última tarefa como liturgista e celebrante de um culto batista. Recém instruído na teologia da Quaresma fiz um culto litúrgico com tema de contrição, arrependimento, oração e jejum. Não preciso dizer que fui duramente censurado, mas quem eu queria enganar? Eu já não era batista, né?
E a minha primeira Quarta-Feira de Cinzas, realmente observada como um cristão evangélico, foi muito importante.
Primeiro fiquei indignado com o pensamento de muitos que esse dia serve para pedir perdão pelos pecados do Carnaval. Sinto-lhe dizer que se você pecou contando com isso foi em vão, de que serve um arrependimento premeditado? Se foi premeditado não é arrependimento. E que dó de você que acha que não é possível aproveitar o carnaval sem pecar, basta aproveitar a festa sem ir por maus caminhos.
Segundo, não sei se em outros países os luteranos fazem o rito de cingir a fronte dos fiéis com cinzas, mas aqui no Brasil a minha paróquia sequer teve culto, mas o significado foi amplamente ensinado no culto e sei que será mais ainda nos próximos. Mas eu não precisei das cinzas para me arrepender.Eu li em um blog católico algumas "mortificações" simples para serem praticadas na Quaresma, mas percebi que eram coisas simples que eu deveria buscar fazer todos os dias, então coloquei em mente buscar realizar o máximo delas, mas tendo como começo a Quaresma, quero buscar esse pensamento para a vida inteira, pois penso que nada me vale ser piedoso e santo na Quaresma e no resto do ano viver de hipocrisia.
Terceiro, eu chorei, não literalmente, mas eu me lembrei da minha conversão. Me lembrei de quando o Santo Espírito me falou que eu devia ser cristão, que devia me arrepender de mim mesmo. Me lembrei de quando eu fui "reformado", quando o Santo Espírito me tirou de densas trevas da minha incerteza e tristeza, e me lembrei de quando o Santo Espírito me levou para a Igreja Luterana. Pode parecer que estou puxando a sardinha para o balaio luterano, mas sério, eu fui iluminado ali, não digo que me converti ali, pois eu já era de Cristo, mas Ele brilhou sua luz de forma diferente em mim quando eu me arrependi. Essa luz foi que iluminou mais os meus passos do futuro, iluminou mais minha mente para entender coisas que antes me davam dor de cabeça, me trouxe paz, confiança em Deus e refrigério para a alma.
Basicamente eu, primeiramente entendi, depois me arrependi, reconheci que não sou bom eu cuidar de mim mesmo, aliás, sou péssimo, e entreguei nas mãos de Deus, e Ele tem cuidado de mim desde então.
Autor: Arthur Rocha
Imagens da internet, Igreja Martin Luther e arquivo pessoal.


Comentários
Postar um comentário