Ser Gay na Igreja



Não quero discorrer muito sobre como a igreja luterana pensa sobre os gays, quero falar sobre como eu vivo dentro da igreja luterana sendo gay.
Pelo fato de ser assexual eu não via no meu futuro um relacionamento, maaaaaaas nem tudo é assim como queremos, apareceu um rapaz maravilhoso e me vi com uma questão na mão que, até então, eu não tinha feito questão de procurar saber: o que a igreja luterana pensa a respeito disso?
Estás vendo este púlpito? É só para o evangelho.
Quando eu procurei a igreja luterana eu fiquei preocupado com essa questão, afinal ouvia rumores sobre a inclusão em igrejas luteranas em outros países, e todas as igrejas inclusivas que eu havia conhecido davam o lugar do evangelho no púlpito para falar de ideologias e pensamentos individuais. E fiquei com medo de encontrar isso na igreja luterana, mesmo sem saber se aqui no Brasil era ou não aceito, fiquei encantado em saber que no púlpito luterano se fala do evangelho apenas, pouca liberdade um pastor ou pregador tem para fugir disso, e, então, não tive dúvidas de que a posição daquela igreja nada me importava se em seu púlpito se falasse de evangelho puro e simples.

Confesso que fiquei encabulado de perguntar para o meu pastor e receber uma resposta pouco acolhedora (antigas experiências me deixaram calejado), preferi falar com uma amiga próxima e ela me deixou muito bem confortado dizendo que seria bem aceito no meio da comunidade.
Como um bom esteriótipo de assexual eu não tenho o famoso "gaydar", então não me toquei que na minha comunidade tem alguns gays que tem uma vida ativa e comum na igreja. Fiquei extremamente grato que não seria afastado do sacramento do altar, das minhas atividades e nem seria olhado estranho pelos meus irmãos (de novo um calo que trouxe da igreja evangélica) e percebi aos poucos que o cristão luterano quer trabalhar sua fé na base da misericórdia, do mesmo modo como Deus fez com eles.
Ainda que alguns possam achar que eu seja pecador eles sabem que eles mesmos são pecadores, nenhum pecado é maior que o outro e, assim como Cristo os chamou do pecado, sabendo que não iriam se regenerar aqui nesta terra, também me chamou para participar de sua graça.
O fato é que sofri por assumir meu relacionamento com um rapaz, fui expulso da casa onde morava com familiares evangélicos, claramente por esse motivo, e ainda enfrento problemas com a família do meu namorado, mas em tudo dou graças, pois assim recebi muito consolo e amizade da minha família de fé, nenhum jovem ou criança fez piada preconceituosa, fui abraçado e levado para o altar, recebi o sacramento, pela fé sou parte do corpo de Cristo.



É importante falar o que sei sobre a posição que a IECLB toma com relação á homossexualidade.
A IECLB não permite a ordenação (seja para pastor, diácono, catequista ou missionário), para homossexuais assumidos, nem a bênção matrimonial para homossexuais. Mas, nada impede ninguém de ser membro de uma paróquia, de uma comunidade.
Pelo que me informei, existe hoje uma discussão muito importante na igreja sobre a aceitação do casamento e ordenação de LGBT+ na igreja, porém, ambos os lados entendem que ninguém deixa de ser salvo por ser gay, ainda que se considere um pecado, nenhum pecado é maior que a graça de Jesus, como diz na bíblia: "porque o amor cobrirá a multidão de pecados. 1 Pedro 4:8b".
E ainda existe um movimento dentro do luteranismo brasileiro que busca a visibilidade e reconhecimento e inclusão em nossas igrejas o Inclusão Luterana, assim percebi que não sou o único, sou parte de uma família que ama a Deus e que Deus nos ama.

Se você é LGBT+ e cristão, saiba que Jesus te ama, apesar de qualquer coisa. Se a sua igreja não te aceita, talvez seja a hora de procurar algum lar que melhor te ajude nessa questão, não digo que minha igreja é perfeita, mas foi a que melhor me acolheu. Vou deixar alguns sites de igrejas em São Paulo que são inclusivas e vou tentar procurar uma de cada vertente cristã:

Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (Não oficialmente inclusiva, mas aberta ao diálogo):
http://www.luteranos.com.br

Inclusão Luterana (movimento luterano que busca a inclusão nas igrejas luteranas do Brasil):
http://www.inclusaoluterana.blogspot.com.br

Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (protestante, próxima do catolicismo, para quem se identifica):
http://www.ieab.org.br/

Igreja Presbiteriana Unida do Brasil (não oficialmente inclusiva, mas aberta ao diálogo):
http://ipu.org.br/

Igreja da Comunidade Metropolitana de São Paulo (evangelical, similar a Batista e afins, não sei se é pentecostal):
http://www.icmsp.org/

Cidade de Refúgio (pentecostal - neopentecostal):
http://cidadederefugio.com.br/

Comentários

  1. Artur, bom dia! Como eu vi a figura de Lutero no texto, dizendo que é para pregar somente Evangelho, acho interessante que você leia a obra Debate contra os antinomistas, Obras Selecionadas de Lutero, volume 4.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas