Entendendo o preconceito e o pecado
Sim, nós estamos no mês da visibilidade assexual!
Ser assexual não quer dizer que você escolheu não fazer sexo (padres e celibatários são outra coisa), muito menos que você teve um trauma, não ama ninguém ou é frívolo. E NÃO, não quer dizer que a orientação sexual influência na vida religiosa, muito menos que o cristianismo condena a assexualidade.
Eu sofri preconceito quando disse que era assexual, as pessoas não entendiam que eu não queria me relacionar com ninguém, que eu não tinha interesse em sexo. E até hoje, que eu tenho um namorado, assumi ele e não estou "escondendo minha homossexualidade", quando eu digo que sou assexual as pessoas dizem: "pode parar de fingir, tudo mundo sabe que você é gay".
E vamos falar de sexualidade sim! Porque, como já disse, crente gosta muuuito de sexo, a maioria. Sei que muitos não sabem o que é a assexualidade, então um breve resumo:
Assexuais são pessoas com nenhum ou pouco desejo sexual, então a pessoa pode não ter desejo nenhum, pode ter um desejo ocasional ou condicional, quando alguma coisa "desperta" o desejo no ser, normalmente um envolvimento sentimental muito forte como o amor <3.
Ser assexual não quer dizer que você escolheu não fazer sexo (padres e celibatários são outra coisa), muito menos que você teve um trauma, não ama ninguém ou é frívolo. E NÃO, não quer dizer que a orientação sexual influência na vida religiosa, muito menos que o cristianismo condena a assexualidade.
Mas vamos por partes, como vocês devem saber, eu sou assexual, e já tive meus probleminhas com a religião por ser assim. Clique aqui e saiba minha história fascinante (SQN)
Embora vocês ouçam muito sobre o celibato e um suposto "dom" sendo pregados nas igrejas, a realidade é que as pessoas não estão preparadas para ouvirem sobre, muito menos conviverem.
Porém, o apóstolo Paulo faz menção a si mesmo, como uma pessoa que teria a "habilidade nata" de viver sem relacionamentos sexuais:
Porém, o apóstolo Paulo faz menção a si mesmo, como uma pessoa que teria a "habilidade nata" de viver sem relacionamentos sexuais:
Gostaria que todos os homens fossem como eu; mas cada um tem o seu próprio dom da parte de Deus; um de um modo, outro de outro. (...)(...) Mas, se não conseguem controlar-se, devem casar-se, pois é melhor casar-se do que ficar ardendo de desejo.I Coríntios 7. 7 e 9.
Mas esse texto é tão usado para forçar casamentos por desejos sexuais que as pessoas não percebem a seriedade com que Paulo trata de sexualidade. Nem vou entrar no mérito das pessoas que acham Paulo um homossexual enrustido, para mim ele era um assexual estrito e não compreendia direito.
O fato é que nós começamos a perceber a raiz do preconceito com a sexualidade alheia quanto olhamos isso de perto. Na bíblia esta escrito que a homossexualidade é pecado, e ainda assim é questionável, do ponto de vista histórico-crítico, e isso pode ser usado como uma máscara para o preconceito LGBT, mas e quando as pessoas sofrem preconceito dentro da igreja por algo que a bíblia afirma ser bom e o recomendado?
Parece idiota (e é idiota mesmo), mas no meio evangélico é comum as igrejas obrigarem casais a se casarem para evitar o "pecado" de transar antes do casamento, gerando relacionamentos maravilhosos, baseados em sexo. E quando alguém fala que não tem interesse sexual, o que deveria ser melhor, se torna o pior, pois acham que você está "escondendo" o pecado, ou pior, que você está possuído por algum espírito, pois não é "normal" isso. (Acreditem, já fui exorcizado enquanto tomava chá e lia Harry Potter, não sou obrigado a parar minha leitura por um exorcismo qualquer)
Ai vemos uma máscara caindo e mostrando que, na realidade, o que temos é um medo do diferente, uma aversão aquilo que não é padrãozinho, não uma suposta "santidade", um "puritanismo" e uma "verdadeira obediência a Palavra de Deus". Ou seja, preconceito.
Eu sofri preconceito quando disse que era assexual, as pessoas não entendiam que eu não queria me relacionar com ninguém, que eu não tinha interesse em sexo. E até hoje, que eu tenho um namorado, assumi ele e não estou "escondendo minha homossexualidade", quando eu digo que sou assexual as pessoas dizem: "pode parar de fingir, tudo mundo sabe que você é gay".
Quando falamos de cristianismo muitas coisas são consideradas pecado, mas na realidade a diferença da nossa fé é que a solução para o pecado é o perdão. Jesus morreu na cruz para nos conceder esse perdão, pois, julgar o pecador só leva ele para o inferno.
Se você entende que a orientação sexual do colega é pecado, pare e pense que o teu preconceito também é pecado. Um pecado não se cura com outro.
Sou imensamente grato a Deus, pois a minha igreja, especialmente minha comunidade, é muito aberta a compreender e dialogar. Não sofro por ser assexual, muito menos por ser homoromântico. Antes meu namorado reencontrou a Cristo quando viu essa Graça de Deus que não vê o mérito humano, mas salva o pecador.
__________________________________________________________
Se você quiser saber mais sobre a assexualidade fique a vontade para usar esses links abaixo, tem textos, um vídeo incrível do canal das Bee e até um tutorial com imagens, caso você tenha dificuldades.
Como entender pessoas Assexuais (Tutorial com fotos)
Melhor que Sexo
Comunidade Assexual
Canal das Bee: Assexualidade - Pergunte as Bee 55
Arthur Rocha



Comentários
Postar um comentário