Lutar é exercício quaresmal - sobre o cristianismo LGBT+
Eu estava assistindo uma entrevista de um jovem ator que se assumiu homossexual. Ele recebeu diversos contatos de colegas de profissão e pessoas próximas que vieram contar de suas experiências dentro do armário, pessoas que não conseguiram sair dessa situação e sofrem, por viverem vidas "indignas" as escondidas, ou pior, pessoas que não vivem.
Quando eu me assumi assexual ninguém se importou ou veio falar comigo sobre. Vivi tranquilamente sem entender como é lutar por minha liberdade.
Como vocês sabem, eu me apaixonei por um rapaz e assumi meu relacionamento. Para todos os efeitos agora eu era gay. Tudo bem, não ligo para o termo, assumo ele muito bem. Eu sabia que a minha vida e relações iriam mudar, mas não entendia o tamanho disso.
Então uma das primeiras coisas que me ocorreram, antes mesmo do preconceito e de sofrer LGBTfobia, foi que pessoas religiosas vieram me falar sobre como não podem se assumir.
Então eu percebi o quanto cada artista LGBT é importante, até mais, como cada pessoa assumida é um ponto de resistência e um ícone de liberdade, não só por si mesma, mas pelas incontáveis pessoas que não podem se assumir, por contexto de família e a construção social em que nasceram.
Mais de uma pessoa tive que aconselhar a ficar no armário e pensem vocês como isso é difícil.
Jovens que dependem dos pais, sua vida foi criada em um contexto social dentro de uma igreja e a igreja não aceita sequer conversar sobre o assunto. Sair do armário é um perigo real para essas pessoas, elas não tem rede de apoio, se elas se assumirem podem perder tudo e ninguém de sua vida vai ajudá-las.
Isso falando de quem tem estrutura e força para viver isso tudo. A maioria das pessoas não tem capacidade emocional para lidar com as consequências e não tem praticamente nenhum caso em que a pessoa saiu do armário e simplesmente viveu uma vida simples e calma.
Cada dia é uma luta, todo LGBT que conhecemos luta por emprego, por formação profissional, pela família, pela vida amorosa, pela segurança e não é uma luta como de todo mundo, as portas estão literalmente fechadas para nós: a cada mudança de tom na voz, um trejeito, um gesto mais aberto, uma palavra diferente, se esqueceu de olhar a menina que passou, não andou suavemente, não vestiu uma saia, sentar confortavelmente, tudo isso e muito mais pode colocar um alvo gigantesco em nossas cabeças.
Respira...
E quando finalmente pensamos na religião pensamos em Deus. E no cristianismo, de forma secularmente difundida, a percepção que temos de Deus vem das relações que temos na família de fé.
Então é um fundo de poço, pois a última pessoa, a última chance que temos, a última esperança de que alguém vai nos amar, e poderemos descansar pelo menos na morte... tudo isso se esvai, aparentemente nem Deus nos quer.
E isso É A MAIOR MENTIRA QUE JÁ NOS CONTARAM! (Sim, digitei com muita raiva aqui).
Deus nos quer bem, muito bem, além do que as pessoas demonstram, pois Ele é bem mais que o pensamento e o comportamento humano. Deus nos ama sim, podemos contar com Ele nesse momento e assim como em toda a vida.
E essa é a importância de discutir a questão LGBT na igreja. O cristão moderno está tão preocupado em perder da igrejas as pessoas que ali estão, fazem isso de forma tão errada que a pessoa acha que só existem dois caminhos: ser quem você é ou ser cristão. Mas a verdade é que Deus nos chama como estamos, se fosse possível mudar substancialmente o que somos Ele não teria morrido no nosso lugar, Ele se entregou, pois nós mesmo não podemos, mesmo assim o seu coração bondoso não deixaria que nos perdêssemos assim.
Então ser cristão e LGBT é ser um ponto de luz, de resistência, de luta. Tudo isso por nós mesmo e por aqueles que ainda não conseguem, que não podem lidar com um mundo e uma igreja contra nós.
E que isso tudo tem haver com a quaresma?
Simples: se na quaresma precisamos jejuar, orar e nos arrepender eu tenho uma dica:
Jejum
Jejue do mal, de dizer que Deus não ama alguém. Pare de esquecer o LGBT, se abstenha de fechar os braços para quem sofre por ser quem é.
Evite compartilhar pensamentos negativos e pejorativos sobre qualquer pessoa, principalmente da comunidade LGBT.
Oração
Confissão:
"Amado Deus, Pai-Mãe de tudo e todos, nos arrependemos de todas as vezes que esquecemos seu filho LGBT, que fizemos ele sofrer para se encaixar em nosso padrão. Perdoe-nos por propagarmos ódio contra essas e quaisquer pessoas, com palavras, atos, pensamentos. Confiamos que por Cristo podemos ser perdoados e melhorar para todos que querem e precisam da sua palavra. Amém"
Compromisso:
"Querido Deus, quero que as pessoas vejam a face bondosa de Jesus em mim, por isso me dê forças para amar o próximo, para afastar o mal do preconceito e da ignorância. Coloca em mim Senhor o ânimo do Santo Espírito para anunciar o evangelho de amor e compreensão de Jesus Cristo sem medo. Usa minhas mãos como se fossem suas para amparar, abraçar, confortar e levantar todos que sofrem por serem quem são. Peço tudo isso pelo amor de Jesus. Amém."
Intercessão e benção:
"Senhor, olha por aqueles perderam tudo, casa, família, amigos e só têm esperanças no Senhor, não permita que o seu povo feche as mãos para essas pessoas. Conforta aqueles que tem medo de se abrir, encoraja aqueles que se abriram e precisam da sua mão para mantê-los de pé. Abrace os que choram, os que não podem apresentar seus parceiros para a família, quem não pode construir sua família. Envie seus anjos para que todos nós LGBTs sejamos protegidos enquanto dormimos, trabalhamos, nos divertimos, quando estamos indo ou voltando, protegidos do preconceito e da ignorância. Que a sua presença seja tudo o que precisamos, em nome de Jesus. Amém"
Arrependimento:
Olha e reflete o impacto que a menor piada pode gerar na vida do próximo, se arrependa.
O arrependimento inclui entender e constatar que fazemos essas coisas erradas, e aceitar e reconhecer é o primeiro passo para mudar.
Por fim, quero falar a quem é LGBT, não desista da religião, eu sei que você já tem que lutar por tudo e esperava só um conforto na fé, mas pare e pense, você tem o direito de entrar na igreja, de casar com quem quer, de ser sacerdote ou ministro, de participar das atividades, de receber os sacramentos/ordenanças, não há na Bíblia algo que impeça isso, lute pela sua fé, Deus te ajudará como em todos os outros momentos da sua vida.




Comentários
Postar um comentário