A Saga do Cabelo Azul
Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.Gálatas 5:22
Finalmente com 21 anos nas costas eu decidi pintar o cabelo. Nesse percurso meu
cabelo ficou louro, verde, amarelo e por fim, o mais próximo de azul que cheguei foi o roxo. Mas amei <3Mas o que eu queria relatar aqui foi a recepção que meu cabelo teve na igreja. Quando cheguei na minha paróquia cedo e cumprimentei todos os amigos e irmãos como sempre, poucos mostraram reações sobre o meu cabelo, até porque a cor ainda estava bem escura e sou alto, então alguns demoraram pra ver mesmo haha. Os que viram de longe tiveram reações muito alegres, a filha do meu pastor foi a primeira a ver meu cabelo e veio de longe dizendo: "Nossa que cabelo bafo!". Achei hilário e ótimo perceber como aos poucos as pessoas iam notando e expressando divertimento, alegria e um senso de normalidade com aquilo, embora não seja normal, mas viram como uma mudança comum no visual, nada que seja de outro mundo. E olha que minha igreja tem muitas pessoas de idade, mas nenhuma delas acharam um absurdo. Até percebi que estava combinando com os paramentos do Advento hehe.
Mas, como nem tudo são flores... Quem acompanha o blog sabe que eu tenho bastante contato com a comunidade batista da qual eu era membro anteriormente e nesse domingo calhou de eu ir para lá encontrar com uma amiga (a mesma que estava me ajudando com a coloração do cabelo). Mas naquela comunidade não é tão normal a liberdade que os luteranos tem, pode-se dizer que as pessoas, as vezes, se prendem em alguns legalismos, o que fez com que algumas pessoas achassem estranho meu cabelo, e eu ouvi comentários vindo daqui ou acolá. Coisas como "eu amo o Arthur mesmo com esse cabelo", como se o cabelo fosse algum empecilho para alguém me amar!
![]() |
| Calma aí, pessoal! Vamos resolver essa parada com base no coração! |
Jesus fez questão de dizer que as intenções que devem ser levadas em conta são as do coração, não é porque uma menina pinta a unha de vermelho que ela é prostituta, acreditem que em pleno século XXI eu vi pessoas descriminadas na igreja pela cor das unhas ou cabelo.
Eu sempre tive um exemplo muito forte desse ensinamento de Cristo em casa, enquanto minha mãe é extremamente recatada, minha avó é totalmente disruptiva: com a saia que ela nunca abre mão (principal símbolo de modéstia para ela), cabelos vermelhos curtos, unhas pintadas das cores que ela quer (muitas vezes vermelho para combinar com o cabelo) e acessórios variados, por vezes bastante chamativos. E vezes sem fim vem pessoas dessas denominações extremamente legalistas aqui em casa e tem uma consideração muito grande pela minha avó como exemplo de mulher cristã, mesmo sendo disruptiva e "rebelde". Porque o Espírito que há nela não se manifesta nas roupas, cabelo e unhas, mas nas palavras, nos atos e no olhar carinhoso que ela tem.
Então coleguinha, vamos para de analisar o exterior e olhar o coração do amiguinho, pois os frutos do Espírito Santo são todos de caráter e espírito, ou seja, o que importa é o que se passa dentro de ti.
Autor: Arthur Rocha.
Imagens da Internet.



Comentários
Postar um comentário