As Velas do Natal
Eu sei que não faço nenhum post no blog há algum tempo, mas tudo tem um motivo. O meu é que não aconteceu nada demais na minha vida, religiosamente falando.
Mas então chegamos nesse dia maravilhoso que é o Natal. Eu amo o Natal e tenho uma proximidade com essa data porque foi em uma comemoração do nascimento do Salvador que Deus me "reformou"/"avivou".
Mas então chegamos nesse dia maravilhoso que é o Natal. Eu amo o Natal e tenho uma proximidade com essa data porque foi em uma comemoração do nascimento do Salvador que Deus me "reformou"/"avivou".
![]() |
| Culto das Luzes 2013 Catedral Presbiteriana de SP |
Me lembro bem, eu fui para o Culto das Luzes na Catedral Presbiteriana de São Paulo, nunca tinha ido em um culto litúrgico protestante e simplesmente amei.
O que me tocou mais profundamente naquele culto foram duas coisas: o sermão (falarei dele e desse pastor outro dia) e o processional das velas. Para quem não sabe, o processional consiste em a igreja ser iluminada pelas velas nas mãos dos fiéis, com a chama passando de pessoa a pessoa. Isso tem um significado especial e maravilhoso que tocou meu coração.
Essa tradição é muito antiga na história da Igreja e tanto católicos quanto protestantes praticam esse culto, e calhou de isso ser tradição na minha paróquia também. Todo dia 24 de Dezembro nós nos reunimos na vigília de Natal e celebramos o nascimento de Cristo.
Mas o que eu quero dizer é sobre a simbologia do processional, das velas e da luz.
Eu ajudei a levar a chama aos fiéis nessa noite, e aquilo aqueceu meu coração, pois ali vimos o que Deus quer revelar a nós na pessoa de Jesus: amor.
![]() |
| Culto a Luz de Velas Igreja Martin Luther |
Aquela chama pequenina e cálida nos remete ao abraço gentil e caloroso que Deus nos estende por meio de Jesus. Muitos querem afirmar que é tristeza sem fim que Deus tenha que se fazer carne humana para morrer por nós, e não deixa de ser verdade, mas não é só esse sentimento que nos envolve, também há gratidão, pois em Cristo, Deus nos revela que, embora Ele tenha todo o direito de nos castigar e nos condenar ao inferno, Ele quer nos dar uma outra chance, quer nos tratar com misericórdia. Ele é juiz, mas quer se revelar justificador, quer nos limpar do pecado e do mal.
Loucura de imaginar que na simples chama estejam tantos ensinamentos sobre o amor de Deus por nós.
Mas não é só isso. O processional, onde a chama é passada de um por um também nos mostra como esse amor de Deus se revela em Cristo e é transmitido a todos nós: pelos nossos irmãos e irmãs. Ali eu vejo que o amor de Deus nos atinge quando o próximo faz aquilo que Jesus colocou como mandamento: ame ao teu próximo como a ti mesmo.
Um coração bondoso gera outro coração bondoso, isso tudo é uma forma de Deus se aproximar de nós e, ao mesmo tempo, nos aproximar uns dos outros.
Por amor Ele estende um abraço cheio de compaixão e misericórdia, aceite esse abraço e viva esse cálido calor e luz no seu coração.
![]() |
| Rev Valdinei Ferreira Pr. Titular da Catedral Presbiteriana iniciando o processional da luz. |
Texto de Arthur Rocha.
Imagens da Catedral Evangélica de São Paulo e Igreja Martin Luther.




Comentários
Postar um comentário