Quem vê Toga Não vê Doutrina

Uma coisa que todo luterano ouve quando entra em contato com algum evangelical é: "Nossa, o culto de vocês parece uma missa." Ou ainda: "Seu pastor se veste como padre."
Sério, não seja esse humano. Isso é mais do que irritante, é desnecessauro.

Primeiro que nós nos consideramos católicos (eu sou a universal), segundo que somos apostólicos, estamos ai desde a Reforma pregando a doutrina dos apóstolos e, por último, mas não menos importante, não somos romanos (há não ser que você seja um luterano na cidade Roma).

O que acontece é que, principalmente no Brasil, os evangelicais são muito anti-católicos, o que é uma pena em muitos sentidos, já que a Igreja Romana, mesmo com seus erros, é uma igreja cristã. Por conta disso qualquer costume, hábito, cultura, ou forma de agir que lembre a missa católica é tido como errado. Uma barbaridade, por sinal.
Nós luteranos conservamos a nossa "catolicidade\universalidade", pois somos parte da mesma igreja universal. Martim Lutero e os reformadores, na maioria das vezes, não criaram novas formas de liturgia, apenas removeram aquilo que não estava de acordo com a bíblia.

Acontece que comparando doutrinas e formas de pensamento nós e os evangelicais somos muito parecidos, temos muita identificação e relacionamento, até que eles vejam fotos ou participem de um culto nosso, ai a casa vai ao chão. Tudo que era comum até aqui não existe mais, o que se acredita, a fé que se professa não tem mais valor, o fato de "parecer católico romano" nos invalida como cristãos diante dessas pessoas.
Igreja Martin Luther - SP
Mas a maioria dos evangélicos sequer sabem o que é uma missa católica, duvido que muitos católicos já repararam em todas as coisas que acontecem na missa. Claro que há missas e missas, mas a maior parte dos domingos do ano cristão celebram a Cristo, tendo pouco espaço, ou quase nenhum (dependendo da comunidade e do padre) para o culto aos santos ou praticas que não são bíblicas, diria até que diante da situação evangélica do Brasil, temos missas mais verdadeiramente cristãs que os famigerados "culto da vitória", "culto da volta por cima", entre outros.
Eu, particularmente, entendo que as formas não fazem diferença para Deus, e sim o verdadeiro sentimento e entendimento do que se faz, claro, sempre observando a ordem e decência que Paulo recomenda.

Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. (João 4:24)
Mas tudo deve ser feito com decência e ordem. (1 Coríntios 14. 40)

 Acredito que minha igreja também compartilhe esse pensamento, já que não desmerece a liturgia de qualquer tradição cristã, mas não pretendemos abrir mão da nossa liturgia, da nossa cultura, que acreditamos ser bíblica, embora parecida com a da Igreja Romana, está de acordo com a evolução da igreja desde o primeiro século, sem perder sua essência, sem dar lugar ao culto dos santos e sem pregarmos o que não é bíblico.

Dormir na igreja tem relação com o desinteresse do fiel
não com a forma e condução do culto
Mas não entendo porque para a maioria dos evangelicais a forma de culto que eles estão acostumados é a absoluta, porque temos que ser todos iguais se a bíblia nos chama apenas para observar e entendermos aquilo que estamos fazendo? Pois sem esse verdadeiro entendimento o culto pode ser de qualquer forma, seu pastor pode se vestir com qualquer roupa, seu templo pode ter as melhores inspirações, nada será realmente culto de verdade, seja católico ou evangélico, ou você nunca viu nenhum irmãozinho que vai na igreja evangélica só porque acha importante, mas chega lá está no mundo das nuvens, não sabe nem dizer o motivo de ser importante? Muitas vezes esse camarada é o primeiro a dormir no sermão.

Me lembro de uma conversa com alguns jovens, quando expliquei a liturgia luterana fui duramente repudiado por fazer parte de uma igreja "morta". Logo em seguida uma colega contou de um culto onde as obreiras entram durante o louvor com saias rodadas brancas, colares e turbantes, rodando e "caindo no espírito", quando alguns colegas riram outra logo se levantou em defesa: "Cada igreja tem seus mistérios, devemos respeitar os mistérios de Deus".

Mixtério de Cheová

Então, coleguinha desnecessauro, veja menos as aparências e olhe o conteúdo. Vamos nos amar, mesmo com vocês "caindo no espírito" e nós usando talar. E se você ainda tem dúvidas, faça um experimento, vá a igreja romana, preste bastante atenção e anote tudo o que você achar fora de acordo com a bíblia, faça o mesmo na sua igreja e compare os resultados.

Autor: Arthur Rocha
Imagens da Internet e Igreja Martin Luther.

Comentários

Postagens mais visitadas