Liberdaaaaaaaaaaaaaaade!!!!
![]() |
| Elsa com certeza é luterana |
Eita, liberdade!
Uma das coisas mais importantes para um luterano é sua liberdade.
Acreditamos que quando somos salvos somos libertos da lei, isso significa que nenhuma regra ou tarefa vai nos dar a salvação, então quer dizer que ser o "crente padrão" não cola conosco.
Acreditamos que quando somos salvos somos libertos da lei, isso significa que nenhuma regra ou tarefa vai nos dar a salvação, então quer dizer que ser o "crente padrão" não cola conosco.
Pense comigo, porque eu vou querer ser puritano, evitar isso, aquilo, deixar de fazer isso e aquilo outro se isso não me vale nada no dia do juízo final? Afinal, pela fé, as obras de Cristo serão vistas em meu favor.
Por isso que muitos evangélicos não se dão tão bem com luteranos, não nos apegamos a coisas do tipo: "não pode ir pra balada pelo testemunho", "não pode beber para não escandalizar", "não pode usar essa roupa pra não tentar o próximo".
Deus me defenderay!
Luteranos vivem a vida sem se incomodarem com essas regras, pois a única regra que seguimos é o mandamento de Cristo de amarmos uns aos outros como a nós mesmo.
Aí você me pergunta: "mas Paulo disse que tudo me é lícito, mas nem tudo me convém!"
E eu digo que que a chave para julgar o que é lícito e o que não é, é justamente esse amor ao próximo.
Se algo que você vai fazer prejudicaria o próximo, não faça.
Da última vez que chequei, usar a roupa que eu quero não faz mal a ninguém. Mas faz muito mal a sociedade esse tipo de regra, já que a justificativa para existência dela sempre foi a de "não tentar os irmãos". Só posso pensar: que irmãos safadinhos esses. Por acaso as mulheres não podem ser vistas como gente antes de um desejo sexual?
E estou cansado de hétero que não gosta de ser cantado por gays, sendo que é assim que ele trata as mulheres. Olha aí a hipocrisia matando.
Essa liberdade não foi feita para fazermos o que der na telha como se nada mais importasse, mas para que cuidássemos uns dos outros.
Então é perfeitamente plausível que em uma balada eu seja um exemplo cristão quando eu tentar ficar com um@ menin@ e ele disser não, eu me afastar, respeitando a individualidade e o direito dessa pessoa.
Parece coisa besta e simples, mas é grandioso, pois em pequenas ações de amor e respeito podemos levar esse ideal para frente. Hoje respeitamos direito ao não, amanhã respeitamos o direito de ser, de ter, de ir, de vir, de vida digna.
Aí eu paro e lembro do tema do ano da IECLB em 2016: "Livres para cuidar".
Então é incrível perceber que cuidar, respeitar e amar o próximo, te garante as mesmas coisas, pois somos todos iguais.
Cuidado é parte essencial do ser humano, ainda mais do cristão, afinal foi isso que Jesus nos ensinou.
Portanto seja livre, vá onde quiser, seja quem você é, faça o que quiser, só pare quando isso ferir a dignidade e o respeito do próximo. Mostre toda essa graça libertadora de Jesus por onde for.
![]() |
| Da graça de Deus, claro |
Arthur Rocha
Imagens da internet



Comentários
Postar um comentário