Ecumenismo de Sangue

“a reflexão sobre o martírio, como preciosa herança evangélica que une todas as Igrejas, nos disponha a considerar o caminho privilegiado do ecumenismo de sangue que precede toda diferença e fortalece o caminho rumo à unidade”
- Francisco, bispo de Roma

Esse assunto já é um pouco antigo, mais a verdade nele é atemporal.
Eu ainda estava na igreja Batista quando houve a notícia do martírio cristão nas mãos do ISIS, quando aqueles 21 cristãos foram brutalmente mortos aos olhos do mundo inteiro, por serem cristãos.
Para quem não sabe os Batistas são fortemente contra o ecumenismo institucional, e eu tinha muito desse pensamento, mas sempre tive uma queda pelas diversas tradições cristãs e sempre me senti em comunhão ao visitar a maioria delas, sejam presbiterianos, anglicanos, pentecostais entre outros. Esse pensamento de ser contra o ecumenismo institucional meu foi fortemente quebrado quando ocorreu o martírio no Oriente.
De todas as tradições cristãs se ergueu um clamor aos céus: "Senhor, tem piedade da sua Igreja!". Por um breve momento não havia católicos, protestantes, evangélicos, pentecostais, ortodoxos, havia a Igreja de Cristo, Una, Santa e Católica clamando ao seu Deus. Não vi ninguém questionando de qual denominação eram esses cristãos, principalmente os evangélicos que são muito chatos com isso, por um momento todos chamaram esses mártires de irmãos. Embora poucos soubessem que esses cristãos sequer eram próximos dos evangélicos ou protestantes, eles são parte de uma igreja independente chamada de Copta, que é um ramo do cristianismo mui antigo e de origem egípcia.

“A unidade não significa uniformizar as crenças religiosas. Isso é um erro que a gente não pode cometer ou achar que o caminho é esse. É nessa diversidade que a gente percebe a riqueza do cristianismo"
 - Rev. Arthur Cavalcante - IEAB 
Foi nesse momento que entendi muito profundamente o que é ser ecumênico, é crer que a Igreja de Cristo é uma, independente das divisões que nós aqui criamos, por sermos rígidos, insensatos ou interesseiros. Não estou dizendo que devemos esquecer nossas doutrinas e diferenças e se render ao ensinamento do outro só para manter a união, na verdade é muito o contrário, ecumenismo serve para que olhemos nossas igualdades e que, nelas, possamos trabalhar juntos como um só corpo de Cristo. Afinal, fazer tudo o que Jesus nos mandou fazer para com o próximo é comum a todas as igrejas: amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo.

Por um lado é triste que seja necessário um evento tão trágico para unir os cristãos, mas também sabemos que isso é a única coisa que nos une de fato, pois é pelo sangue de Cristo que é derramado na cruz que todos podemos olhar para Deus e clamar piedade por nossos irmãos. O sangue de Cristo nos une, porque é por esse sangue que todos os cristãos são lavados e purificados do mal, independente da tradição cristã.
O sangue desses mártires nos lembram do sangue do próprio Cristo, por isso até hoje lágrimas veem aos meus olhos quando penso em meus irmãos coptas, por isso eu posso abraçar um irmãos católico e juntos orarmos pelos que são perseguidos pela sua fé.

Que possamos não só sermos um em momentos de tristeza, mas em momentos de lembrando que o nosso batismo é um só e, a partir dele, possamos reencontrar um novo modo de unidade respeitando as diferenças.


Comentários

  1. O protestantismo ñ tem o "copyright" da salvação...

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Obrigado Carlos! Mande mais feedbacks, confio na sua experiência com blogs cristãos.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas