A polêmica do rapaz gordo e o crucifixo

Não sei se todos sabem, mas na igreja luterana usamos imagens nos templos, as vezes em casa.

Normal até ai, a polêmica começa quando um rapaz gordo (vulgo eu) decide comprar e usar um crucifixo pendurado no pescoço. Esse ser humano dramático não se toca que ele mora em uma casa cheia de senhoras evangélicas (batistas).

Eu nunca havia usado imagens dessa forma antes, só na escolinha dominical, nas bíblias infantis, evangelizando, etc. Mas eu nunca vi muita diferença entre isso:

E isso:





Pra mim é uma questão de estilo artístico: uma imagem é feita de forma mais lúdica, para crianças, e outra de forma reverente e simbólica, para um ambiente litúrgico, pura e simplesmente assim.

Mas o rebu que esse meu ato causou aqui em casa...
A maioria dos meus familiares não concordam com ó uso de imagens; embora a igreja deles, em diversos lugares do mundo usam imagens. Como aqui no Brasil, por questões políticas e legislativas da época do império, as igrejas evangélicas normalmente não adotam imagens. Agora explica isso pra minha família...

Essa é a Primeira Igreja Batista de Curitiba,
Para entendermos que o problema não é a imagem, mas o ser humaninho do Pae!

Isso porque a diferença é em como as pessoas tratam a imagem.
Amiguinho católico, sinto lhe dizer, eu considero ajoelhar, acender velas e orar para a imagem, idolatria (opinião minha, luteranos tem opiniões diversas a essa).

Nós luteranos não tratamos a imagem como se ali fosse o Cristo (colega, todo mundo sabe que Ele está no céu, acho que nem o católico tem esse pensamento). A imagem é como se fosse uma fotografia, nos auxilia a mentalizar os conceitos da fé, é como se nos dessem uma aula profunda, elas estão ali para nos servir pregando o evangelho, nos lembrando constantemente do que Deus fez por nós e do que nos ensina.

Martim Luther disse:

"Quando eu escuto falar de Cristo, uma imagem de um homem pendurado numa cruz toma meu coração, assim como o reflexo de meu rosto aparece naturalmente na água quando eu olho nela. Se não é pecado, mas sim bom em ter uma imagem de Cristo em meu coração, porque deveria ser um pecado de tê-lo em meus olhos?"
Ai vem o povo chato e diz que lá nos Dez Mandamentos Deus proíbe as imagens.
Minha gente, pensem bem, Deus proíbe imagens ou a adoração delas? Porque o texto de Êxodo 20 fala:

Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. (verso 4)

Se ficássemos só aqui não poderíamos tirar nem foto de paisagens, afinal  não é pra fazer imagem de coisa alguma, ou semelhança. Pela graça de Deus, o texto continua:

Não te encurvarás a elas nem as servirás; (...) (verso 5a)

Então coleguinha, o Dr. Martim Luther conclui:

Onde quer que imagens ou estátuas são feitas sem idolatria, então, tal não é pecado. 
Mas imagens para memória e testemunho, como crucifixos e imagens de santos são tolerados…e não só devem ser tolerados, mas para o bem da memória e testemunho, devem ser honrados.

Imagens estão para nos lembrar, nos instruir. O problema não é a imagem d'A Anunciação da Virgem, e sim se você olha para ela e pede intercessão de Maria ou lembra que o Salvador se fez carne por nós.

Beijos de Luz e Caridade!

Autor: Arthur Rocha
Imagens da Internet.

Comentários

  1. Caro irmão, sou da Assembleia de Deus, mas compartilho pensamentos luteranos, calvinistas e de vários grupos. Passe-me seu e-mail para que eu lhe envie um artigo que escrevi, no qual também falo que não é errado usar imagens(desde que não haja culto à estas).

    PS: Já fui à paróquia Martin Luther, o templo é lindo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giovani,
      Muito legal conhecer pessoas como vc!
      Mande o artigo pelo email: arthurrocha62@gmail.com

      Abraços!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas