O sermão



Pastor Frederico Ludwig
Igreja Martin Luther - SP
Esses dias visitei uma igreja neo-pentecostal. Ouvi o sermão que a pastora explanava e pensei nos sermões do meu pastor (esse jovem aqui ao lado). Enquanto a pastora falava senti-me incomodado, ali se falou de como os seres humanos são auto-depreciativos por natureza e que se veem de maneira tão fútil. fiquei aguardando o momento que ela diria que Cristo dá o valor a vida do cristão, pois Ele se deu em nosso lugar, afim de nos remir. Mas esse momento não veio.
O sermão terminou em um ato profético, onde cada pessoa pegou uma pedra e "jogou" no "gigante da depreciação", assim, se colocando acima desse sentimento. Por fim a obra que ali se realizou foi dos homens e não de Deus.

Uma das coisas que mais senti diferença quando cheguei na igreja luterana foi o sermão, ou, como chamamos, a prédica.

A primeira diferença que senti foi o tempo da pregação, mas o mais importante: a qualidade não diminuiu, antes aumentou, comparado ao que eu estava acostumado. O culto normalmente dura cerca de uma hora, contra duas, dos cultos evangelicais por ai. Então o sermão normalmente tem de 20 á 30 minutos, quando o pastor se empolga um pouco mais rsrs.
Apesar de tão pouco tempo de sermão, a mensagem é passada de forma clara e objetiva, então é fácil entender tudo o que Deus nos quer dizer e toda a maravilha divina que ali recebemos.

A segunda diferença é a presença quase palpável de Cristo no momento do sermão. Pode parecer estranho, mas eu nunca senti tanto o amor de Cristo, tanta verdade, tanta evangelização e tanta edificação em um sermão. Ali sou alimentado como nunca fui em qualquer outro lugar do cristianismo.

O diferencial da pregação luterana é o Cristo no centro da mensagem. Minha igreja antiga achava que lecionários e qualquer outra coisa que defina o sermão pode não ser o que Deus planejou para o sermão, por isso seria aconselhável deixar que o texto e tema sejam elaborados na semana da pregação (ou até pior em igrejas pentecostais, onde o sermão é feito na hora, supostamente sobre o orientação de Deus). Mas me pergunto, se Deus pode dar um sermão durante a semana, porque não daria anos antes? E afinal, o que Deus planejou para os sermões da Igreja é o evangelho, a mensagem da salvação.

Por isso o lecionário é tão importante, pois ele é elaborado de acordo com a mensagem central da vida, a ação de Deus para salvar o homem da perdição. Além disso o lecionário faz com que a igreja esteja entrosada em uma mesma mensagem, hoje em dia os lecionários permitem que mais de uma denominação estejam unidas na leitura e meditação do evangelho. E vejo que o Santo Espírito trabalha com a Igreja Una da mesma forma. Qual foi minha surpresa ao conversar com a minha família e ver que o sermão na comunidade batista deles foi no mesmo texto bíblico ou, no mínimo, o mesmo tema?

Mas, a pregação luterana, é cheia do amor de Cristo, é voltada para a justificação, a salvação e a fé em Cristo, não me lembro do dia em que sai da igreja sem ter ouvido da obra salvadora de Jesus. Cristo é o centro da pregação e ali, recebemos Ele por todos os elementos.

Todo o qualquer elemento que está presente no templo, ou na liturgia colabora para o sermão. Todo domingo o crucifixo no altar prega a graça de Cristo, e sempre isso está presente no sermão, independente do texto bíblico, pois a Bíblia fala disso como um todo, os textos isolados querem colaborar para a mensagem central de salvação.

Então liturgia, espaço, cânticos e sermão é tudo uma grande mensagem que Deus nos quer passar: Estou a lhe estender a mão para a Salvação.

Quando entrei pela primeira vez na igreja fui imerso em um culto tão cheio de significados e profundidade na Palavra que não pude deixar de me sentir imerso na voz de Deus. Ali ouvi o que Cristo queria de mim e para mim desde que ouvi os sinos tocarem, pois Deus se fez presente em toda aquela mensagem.

O terceiro fato que vejo ser predominante na igreja luterana é a facilidade com que o sermão é transmitido. Martim Lutero foi muito enfático com a educação do povo, era de sumo interesse um povo educado para que tudo que se faz no culto seja entendido e, por consequência, verdadeiro. Isso incluiu a tradução da Bíblia para a língua do povo, então o sermão tomou um outro rumo que foi mantido e cultivado pelos luteranos através dos séculos.

Portanto vejo que a preocupação com a clareza da mensagem é constante, as analogias, o vocabulário, a linguagem verbal e corporal, tudo muito próximo do dia a dia das pessoas, para que se entenda a verdadeira Palavra.

Por último, mas não menos importante, as obras que são realizadas no culto e no sermão são obras do Santo Espírito, pois ali se quer edificar a igreja, quer salvar o que se encontra perdido, a Palavra é administrada nos sacramentos, na absolvição, na prédica, na oração, então tenho certeza que é eficaz, sei que a pedra firme está, pois não tenho dúvidas se errei o alvo ou não, pois não foram minhas mãos que a firmaram.

Autor: Arthur Rocha
Imagens da Paróquia Centro de São Paulo, IECLB

Comentários

Postagens mais visitadas