Uma senhora polêmica e muito amada
“Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre”
-Isabel, prima de Maria (Lucas 1. 42)
Estamos no tempo de Advento! Vivas!
![]() |
| Coroa de Advento Paróquia Anglicana Santíssima Trindade - SP |
Nesse momento do Advento uma personagem bíblica fica muito em alta e, consequentemente, aumenta uma polêmica antiga. A virgem Maria é muito lembrada nesse momento, pois esse tempo se caracteriza pela espera do nascimento do Salvador, e nesse momento Ele estava... no útero dela.
Para muitos evangélicos se tornou quase um tabu falar de Maria nas igrejas ou em suas vidas cotidianas. mas é certo isso?
Muito cabível com esse momento do Advento eu comecei a ler a interpretação de Martim Lutero do cântico de Maria, conhecido como Magnificat (que foi relançado a pouco tempo em uma colaboração católico-luterana, recomendo para todo cristão). Para quem não sabe, Maria louva ao Senhor com essas palavras logo depois de visitar sua prima Isabel e glorifica ao Senhor com lindíssimas palavras que nos ensinam muito.
Agora quero ver quem prega sobre esse texto nas igrejas. Sequer é mencionado textos ou coisas relativos a Maria. Essa preocupação constante das igrejas de ser contra a igreja romana é tão obsessiva que eles perdem muito nesse processo.
A mãe de Deus nos ensina muitas coisas em todas as passagens em que ela é descrita (menos quando ela perdeu Jesus em Jerusalém, achei aquilo irresponsabilidade dela mesmo).
Sei que não é certo fazermos cultos ou prestar-lhe orações para ela, nem a reverenciarmos como mediadora da Salvação, mas respeitá-la e te-la em alta estima é muito salutar para qualquer cristão, seja luterano, católico, presbiteriano, batista, o que for.
Enquanto Paulo tanto pregou, ensinou, doutrinou e firmou a fé cristã pelas suas cartas e tudo o mais, Maria vivenciava o cristianismo de forma prática e nos deu exemplos práticos de como vivenciar a fé cristão.
Quando ela diz: "Fazei tudo o que ele vos disser." ela revela uma profunda visão evangélica de Jesus. Afinal, o que o protestante/evangélico mais preza é servir exclusivamente a Cristo, sem intermédio de qualquer outra pessoa.
Visto isso é importante ter em mente que amar e respeitar a virgem é seguir essa ordem que ela fez aos servos da festa, e toda vez que algo mencionar ou relatar ela nossas mentes são automaticamente levadas a Jesus, como agora no Advento, em que temos uma Maria grávida, como também na festa da Visitação, na festa da própria Virgem, dos avós de Jesus e todas as outras festas que se referem a ela (menos as festas de suas aparições, como Aparecida, Guadalupe, etc.), na verdade falam de Jesus. Dele sendo encarnado, do vaso (Maria) que estava sendo escolhido, do reconhecimento da sua glória mesmo ainda no ventre de Maria.Ainda é importante lembrar de Maria, pois ela faz parte dos primeiros cristãos que formam a nuvem de testemunhas (Hebreus 12.1), Maria deve ser lembrada como exemplo de fé, por isso a chamamos de santa, como todos os outros que formam essa nuvem. Ela nos mostra com clareza, principalmente no Magnificat, um exemplo de humildade, dedicação ao Senhor, louvor ao Senhor, reverência, fé inabalável, entre outas qualidades que nos servem de exemplo. Para nós, evangélicos-luteranos, ela é uma irmã na fé, o mesmo destino que nos aguarda ela já também o espera, pois a mãe de Deus creu no Filho, e se tornou filha de Deus, por adoção, como todo e qualquer cristão, mas isso não quer dizer que ela não pode nos ensinar, assim como os Apóstolos, os evangelistas e tantos outros mestres e doutores da igreja no passado que nos vem mostrar, com a sua fé, que devemos nos devotar somente a Cristo.
Martim Lutero fez uma citação muito importante sobre a Virgem:
![]() |
| Editora Sinodal (Luterana) e Editora Santuário (Católica) |
Queremos ter em toda honra a amada virgem e santa mãe, como ela na verdade é digna de ser honrada. Mas não queremos honrá-la, fazendo-a igual ao seu filho Cristo. Pois ela nem foi crucificada nem morreu por nós(...). Por isso que se honre a mãe Maria como se queira, mas só que não seja honrada com a honra com que se deve honrar a Cristo. E esta é também a causa pela qual o Senhor afasta de si a sua mãe. Pois ele quer ser sozinho aquele a quem devemos seguir.
Portanto, sigamos lembrando de Maria e tendo ela em boa estima. Aprendendo tudo o que ela nos ensina sobre seu filho.
Bom Advento!
Autor: Arthur Rocha
Imagens da Internet



Comentários
Postar um comentário