Sexualidade, ou a não-sexualidade, do Cristão
"Porque há eunucos que nasceram assim; e há eunucos que pelos homens foram feitos tais; e outros há que a si mesmos se fizeram eunucos por causa do reino dos céus. Quem pode aceitar isso, aceite-o." (Mateus 19. 12)
Vamos falar sobre sexualidade, sim! Porque crente gosta de sexo, só não pratica imoralidade sexual!Mas, vocês que são moços e moçoilas recatados, podem ficar tranquilos, vamos falar sobre não fazer sexo.
Eu sou assexual. O que significa isso? Simplesmente que eu não tenho atração sexual. Essa orientação sexual pode se manifestar de forma total (a pessoa não sente em nenhum momento desejo de ter relações sexuais com parceiros), parcial (em determinados momentos da vida, sem que haja algum gatilho específico, a pessoa sente atração sexual) ou condicional (a pessoa pode sentir atração sexual, mas isso depende de algum fator que se tornará o "gatilho", normalmente tem relação com sentimentos profundos pelo parceiro). Eu sou condicional 😇
NOTA: Não tem nada haver com castidade.
Eu nunca tinha dado muita atenção para a questão da sexualidade, pela questão de ser assexual, só que eu não fazia ideia do que era isso, só achava que as pessoas exageravam nas suas descrições 😅 (risos, muitos risos).
Um belo dia de domingo, o sol brilhava pela janela e aquecia calidamente o banco do órgão da igreja. Mas aquele não era um dia comum, afinal as pessoas já achavam estranho o fato de fazer anos que eu tinha terminado um namoro e estava muito tranquilamente sem namorada, chegaram em mim como a Adriana Calcanhoto querendo saber da minha vida.Belo, recatado e lar, que eu sou, respondi que não via necessidade no momento, nem tinha conhecido ninguém que tivesse me interessado. Então me "exortaram" dizendo que não é bom que o moço crente demore muito a casar. Respondi que quanto a isso podiam ficar tranquilos, eu sou assexual! (Como quem diz: Eu sou a Universal).
Ali o mundo dos crentes caiu. Não podia se conceber essa aberração dentro da Igreja de Jesus! Claro que ninguém falou comigo assim, mas ninguém achou possível e disseram que eu iam orar por mim, pois eu iria ser pastor e precisava casar. Eu só olhei para o ser humano com a cara do Chaves quando tem piripaque. Eu singelamente achava que tínhamos nos livrado do julgo do papado que dizia que os padres não poderiam casar, e que agora eramos livres, mas na verdade éramos presos em outro julgo sem que ninguém percebesse. Afinal qual o problema de uma pessoa não casar? Automaticamente esta pessoa está pecando?
Está certo que os Apóstolos exigiram da igreja de Antioquia que se afastassem da imoralidade sexual e alimentos oferecidos aos deuses pagãos apenas, mas isso não quer dizer que só porque a pessoa é solteira ela está em imoralidade sexual. Se for assim, porque damos ouvidos a Paulo? Ele mesmo disse:
Gostaria que todos os homens fossem como eu; mas cada um tem o seu próprio dom da parte de Deus; um de um modo, outro de outro. (...)
(...) Mas, se não conseguem controlar-se, devem casar-se, pois é melhor casar-se do que ficar ardendo de desejo.
I Coríntios 7. 7 e 9.
Não sei se Paulo foi um dia casado, mas nesse momento que ele escreve para Coríntios ele não estava em companhia de ninguém e estava super bem, ainda aconselhava aos cristãos a permanecerem assim, se possível. Pior o fato de que um pastor tenha que, obrigatoriamente, ser casado para exercer seu ministério. Minha santa tia, que em muitas coisas erra, mas tem bom coração cristão, disse que é necessária a experiência do matrimônio para aconselhar casais. Tia, te amo, mas no mesmo capítulo de Coríntios Paulo, o solteiro, estava aconselhando casais. Então, a imagem abaixo resume meu pensamento.
Vale constar que eu não faço a mínima ideia se a IECLB aprova pastores serem solteiros e celibatários, mas acredito que sim. Se alguém souber coloca nos comentários!
E, como lemos no texto bíblico que está no topo do post, Jesus disse que existem eunucos de vários tipos (eunuco é o ser humano que foi castrado, tanto fisicamente, que nasceu com defeitos nos testículos ou que foi realmente castrado, tanto quanto moral, ética, simbolicamente ou seja lá o motivo que você dê para isso), um desses tipos que Jesus citou foi o eunuco que nasceu assim.
Jesus em sua sabedoria já colocava que pessoas podem nascer sem desejos sexuais, seja por terem nascido com defeitos em seus órgãos que podem afetar sua líbido, ou por simplesmente serem assim. Eu, por exemplo, tenho meus hormônios todos em dia, estou saudável e continuo assexual.
Deixando claro que não é só porque estamos usando os termos bíblicos aqui que só existam assexuais homens, na verdade existem mulheres e muitas pessoas que não tem qualquer interesse sexual.
Para encerrar, digo que Deus sabe o que faz, ele se agrada tanto dos eunucos de nascença quanto dos que foram feitos assim pelos homens, ou dos que se fizeram assim (celibatários), ele ama a todos nós e não nos oprime por sermos assim. Só é preciso fazer as coisas de coração. Assexuais podem se casar, ou, se não quiserem, ficarem solteiros, celibatários tem que escolher de coração, não porque é um pré-requisito dos homens para cumprir sua vocação ministerial e eunucos feitos pelos homens (sim ainda existem pessoas que são castradas pelo mundo), não se chateie pelo que o mundo lhe fez, mas se aconche com Deus, Ele lhe fará feliz independente de qualquer coisa.
Autor: Arthur Rocha
Imagens da Internet.


Comentários
Postar um comentário