Eu amo Freiras

Catarina von Bora
Esposa de Lutero e ex-freira
Eu sempre amei freiras, acho elas lindas, tanto a aparência, com o hábito, quanto no estilo de vida. Mas claro que como um bom crente chato eu não via a possibilidade da vida monástica para evangélicos, para mim não fazia sentido as regras, as proibições e todas os impedimentos para ser uma religiosa. Mas achava maravilhoso a pessoa poder dedicar a vida ao cristianismo, com estudo, oração e contemplação.

Então conheci a Igreja Luterana e descobri que existem ordens monásticas protestantes! Olha que maravilha! Melhor ainda, as ordens seguem os parâmetros que creem ser corretos, ou seja, regras desnecessárias como na igreja romana não existem, a não ser que a ordem ache necessária. Aqui no Brasil o que chega mais perto disso é Casa Matriz de Diaconisas (não sei ao certo se podemos chamá-las de freiras), mas sim, elas dedicam a vida ao cristianismo e de uma forma completamente evangélica de ser, não enfurnadas em clausura e guardando para si o conhecimento do amor de Deus, mas sendo atuantes na comunidade como diaconisas, cuidando dos jovens, idosos, necessitados e colocando seus dons, talentos, conhecimentos para demonstrar o amor de Deus por suas mãos.

De início era obrigatório o celibato, o uso de hábito e a divisão dos bens, mas como elas são evangélicas e livres, hoje não é necessário o celibato, mas é algo muito importante ainda, as vestes foram trocadas por roupas contemporâneas, cada uma pode possuir bens individuais e morar em suas próprias casas com suas famílias.

Irmãs pioneiras em festividades natalinas
Na época todas usavam vestes comuns

Mas o que permanece é o amor ao próximo, a Irmandade cuida do Lar Moriá, instituição para idosos, retiros espirituais, cursos de diaconia, com base teológica e enfases em cuidado humano (gerontologia, educação infantil e trabalho comunitário), trabalham em hospitais, escolas, creches, ancionatos e comunidades e paróquias luteranas.

Achei a coisa mais linda desse mundo essas senhoras que vivem o amor de Cristo e o compartilham com o mundo, levando esperança, vida, cuidado do corpo e da alma.
Senhoras da Irmandade Luterana em um momento de comunhão

Nesse pouco tempo que tenho como luterano eu só me apaixono mais por essa vivência maravilhosa da fé cristã e tenho duas coisas a dizer: Amei essas freiras e vocês aceitam um jovem tresloucado com vocês?

Comentários

  1. Arthur, axo q vc vai gostar dessa página, é de um grupo cristão liderado por um pastor metodista. Eles estão construíndo um mosteiro em Rondônia.

    http://ordemevangelica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas